2017 - Foz do Iguaçu, PR

XXX REUNIÃO ANUAL DA ABEU


As reuniões anuais da ABEU, eventos de intercâmbio e atualização de conhecimento técnico-científico, são os principais eventos de aproximação estratégica das editoras universitárias e de institutos de pesquisas brasileiros filiados à ABEU e tantos outros participantes, por subsidiarem as atividades editoriais e o cumprimento de sua missão.

As reuniões trazem ao debate temas fundamentais, que permitem melhor compreensão do contexto editorial acadêmico de forma atualizada e crítica e a projeção de cenários futuros.

Em 2017, ano em que o IAPAR completa 45 anos, o Instituto sediará a XXX Reunião Anual da ABEU, que terá como tema “ABEU 30 anos: o presente e o futuro das editoras universitárias” e promoverá debates sobre a relação entre as instituições de ensino superior/institutos de pesquisa, as editoras universitárias e os livros científicos, técnicos e profissionais (CTP), o associativismo como promotor do fortalecimento das editoras universitárias, panorama atual e perspectivas de futuro da ABEU e as editoras universitárias e os novos cenários do mercado editorial.

Simultaneamente, ocorrerá o ABEU Técnico, com cursos especializados voltados aos funcionários das editoras.

24 DE MAIO

QUARTA-FEIRA


08h30 – 09h00 Credenciamento e recepção

09h00 – 10h00 Solenidade de Abertura

10h00 – 11h30 Conferência de abertura 

A relação entre as instituições de ensino superior/institutos de pesquisa, as editoras universitárias e os livros científicos, técnicos e profissionais (CTP)

Sayri Karp (EULAC)

11h30 – 12h00 Homenagens

12h00 – 13h30 Almoço

13h30 – 16h00 Mesa Redonda 1

ABEU 30 anos: o associativismo como promotor do fortalecimento das editoras universitárias

Moderador: Marcelo Di Renzo (ABEU)

Palestrante 1/ABEU: Flávia Garcia Rosa (ABEU/EDUFBA)

Palestrante 2/UNIVERSIDADES: Marcos Fernando Ziemer (ULBRA/CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras)

Palestrante 3/FINANCIADOR PÚBLICO: Claudio Benedito Silva Furtado (CONFAP - Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa)

16h00 – 16h15 Apresentação do patrocinador

16h15 – 16h30 Apresentação de proposta de negócio 

16h30 – 17h30 Café de negócios:

Espaço dedicado a propostas de coedição, parcerias comerciais, discussão de assuntos comuns. No ato da inscrição, as editoras deverão indicar a inclusão na lista de participante do café, para que seus contatos sejam exibidos, propiciando, assim, um agendamento prévio dessa interação.

SAIBA MAIS SOBRE O CAFÉ DE NEGÓCIOS

19h00 By Night Argentina (por adesão) - Duty Free Shop Argentina stop compras + Jantar Típico no El Quincho del Tio Querido Parrila Restaurante 

25 DE MAIO

QUINTA-FEIRA


08h30 – 09h00 Apresentação do patrocinador

09h00 – 11h30 Mesa Redonda 2:

ABEU + 30: panorama atual e perspectivas de futuro

Palestrante 1: José Castilho Marques Neto (Consultor - Presidente da ABEU nas gestões 1999-2001 / 2001-2003 / 2011-2013)

Palestrante 2: João Carlos Canossa Pereira Mendes (Ed. Fiocruz e Presidente da ABEU na gestão 2013-2015)

Palestrante 3: Marcelo Di Renzo (Editora Leopoldianum - Presidente da ABEU na gestão 2015-2017)

11h30 – 12h00 Apresentação do patrocinador

12h00 – 13h30 Almoço

13h30 – 15h00 Reunião das regionais

15h00 – 15h30 Coffee Break

15h30 – 16h00 Apresentação de parceiro ABEU

Os 6 passos para construir uma Presença Digital Sistêmica (passando pelo Catálogo Unificado ABEU)

Isthmus 

16h00 – 17h00 Assembleia geral

17h00 – 18h00 Assembleia para eleição da nova diretoria

20h00 Jantar de Confraternização:  ABEU 30 anos

 

26 DE MAIO

SEXTA-FEIRA


08h30 – 09h00 Apresentação do patrocinador

09h00 – 10h30 Mesa Redonda 3:

As editoras universitárias e os novos cenários do mercado editorial

Moderador: Alex Niche Teixeira (ABEU)

Palestrante 1/ACESSO ABERTO: Paula Xavier (FIOCRUZ)

Palestrante 2/LIVRO SOB DEMANDA: Clineu A. Stefani (Book 7)

Palestrante 3/MERCADO: Marcus Telles (Rede Leitura de Livrarias /  ANL)

Palestrante 4/NOVAS TECNOLOGIAS: Amanda de Souza Ramalho (SciELO)

10h30 – 11h00 Coffee Break

11h00 – 11h30 Homenagem das afiliadas à ABEU

11h30 – 12h00 Solenidade de Encerramento

12h00 – 14h00 Almoço

14h00 Visita oficial do evento (por adesão): Cataratas do Iguaçu  Informações http://www.reuniaoanualabeu.com.br/farol/reuniaoanualabeu/sobre/local/220/ .

 

ABEU TÉCNICO - CURSO 1

COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA PRODUTOS EDITORIAIS


Como otimizar recursos para atingir o público-alvo de maneira eficaz

Conteúdo

  • O processo comunicacional: das relações interpessoais às virtuais. 
  • A comunicação no composto de marketing. 
  • As especificidades dos públicos-alvo num mundo globalizado. 
  • O mix de comunicação: canais, mídias, linguagens verbais e não-verbais.
  • A filosofia da comunicação integrada. 
  • O produto editorial como objeto de divulgação. 
  • Ações comerciais / publicitárias / marketing direto e promocional: convergências e especificidades.
  • Eventos: tipologia, organização, divulgação.
  • Imprensa: conceito e implicações, linguagem jornalística, abordagens e táticas, técnicas de redação de releases, press-kits, montagem de mailings, organização de entrevistas coletivas e exclusivas, controle de informação. 
  • Mídias sociais: como aproveitar o potencial que as novas mídias digitais estão proporcionando (sites, blogs, games, apps e redes sociais) e mensurar os resultados.
  • O planejamento estratégico e orçamento.

Objetivos

Fornecer subsídios para o entendimento das ferramentas (técnicas) de comunicação, apresentando seus formatos e combinações adequadas, para um planejamento estratégico e integrado, com utilização racional e coordenada de recursos, de modo a otimizar os resultados obtidos na divulgação de produtos editoriais junto aos diferentes públicos-alvo.

Docente

Katia Saisi

Jornalista pela PUC-SP, com mais de 30 anos de experiência em comunicação e imprensa em empresas públicas e privadas. Especialista em Comunicação e Marketing e mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero, é doutora em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Foi docente nos cursos de graduação em Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi e de especialização na ECA/USP, PUC-SP, Universidade São Judas, Instituto do Legislativo Paulista, entre outros. É diretora da Pluricom, empresa de comunicação organizacional e política.

ABEU TÉCNICO - CURSO 2

GESTÃO EDITORIAL: LIVROS CIENTÍFICOS, TÉCNICOS E PROFISSIONAIS (CTP)


Conteúdo

  • Características do editor de conteúdos Científicos, Técnicos e Profissionais. 
  • Captação de Projetos Editoriais CTP: estratégias e peculiaridades.
  • Desenvolvimento do conteúdo em livros CTP.
  • Divulgação e comercialização de conteúdos CTP. 
  • A questão dos materiais complementares: transição de Produto a Serviços.
  • Estudos de casos.

Objetivos

Transmissão de conhecimento abrangente sobre a contratação, produção, divulgação e comercialização de conteúdos CTP.

Docente

Ricardo Redisch

Formado em Comunicação/Jornalismo, atua no mercado editorial desde 1981. Começou sua carreira com Massao Ohno e logo depois na Editora Nova Fronteira. Trabalhou durante 14 anos na Editora Campus-Elsevier, onde ampliou o catálogo de títulos universitários e lançou séries de grande sucesso na área de ensino de idiomas (“Como dizer tudo em...” e “Urgente!”). Nas mesmas áreas, trabalhou durante 7 anos no Grupo Editorial Nacional (GEN). Oito títulos contratados por Ricardo Redisch foram agraciados com o Prêmio Jabuti. Atualmente é consultor de empresas da área CTP.