Porto Alegre

Capital mais ao sul do Brasil

Porto Alegre, cidade multicultural


***

Capital do estado mais meridional do Brasil, Porto Alegre é uma cidade multicultural, formada por variadas origens étnicas e religiosas, sendo espaço de contrastes e diversidade.

Fundada em 1772 por casais portugueses açorianos, nos séculos seguintes acolheu imigrantes de diversas nacionalidades e religiões.

É terra de conhecidos escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade promove e sedia eventos de expressão nacional e internacional, projetando o Estado do Rio Grande do Sul para o mundo.

***

HISTÓRICO

A data oficial de fundação de Porto Alegre é 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. Um ano depois passou a ser a capital da capitania, tendo seu nome alterado para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.

O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses de Açores, trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento (hoje Uruguai), nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou, e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses.

Este mosaico de múltiplas expressões, origens étnicas, religiosas e linguísticas faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural.

Capital do Rio Grande do Sul, é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características, formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica e de tradição, dotado de espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.