Palácio Itaboraí será sede da #ReuniãoABEU2018

Construído em 1892, abriga desde 2011 o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde.

Cadastrado em 06/02/2018 17:17
Atualizado em 15/02/2018 23:50

Notícia por Editora Fiocruz

Palácio Itaboraí será sede da #ReuniãoABEU2018

Localizado em Valparaíso, bairro bem próximo ao Centro de Petrópolis, o Palácio Itaboraí foi construído em 1892 como residência de verão do projetista e construtor italiano Antonio Jannuzzi. Mais tarde, abrigou o Colégio Americano e a primeira Faculdade de Direito de Petrópolis. A partir da década de 1930, foi utilizado como residência de verão dos governadores do Estado do Rio de Janeiro e, depois, por órgãos estaduais.

É uma construção eclética com repertório clássico da renascença italiana em sua implantação, composição e ornamentação. Em 1982, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Prefeitura de Petrópolis.

Em 1998, foi cedido à Fiocruz, que o restaurou para ser a sede do Fórum Itaboraí. Inaugurado em 2011 como uma unidade especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde – espaço permanente de reflexão e geração de ideias. Reúne intelectuais, cientistas, artistas, gestores e comunidade em geral com o objetivo de formular políticas e práticas que reduzam as desigualdades sociais.

Leia mais

Texto e foto: site do Fórum Itaboraí e Portal da Casa de Oswaldo Cruz.


Tags da postagem

#arquitetura história patrimônio Petrópolis Palácio Itaboraí 2018 1892 Conhecimentos Técnicos Antonio Jannuzzi Fórum Itaboraí

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar