31ª Reunião Anual da ABEU

Visão Geral


A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e a Editora da Fundação Oswaldo Cruz (Editora Fiocruz), que completa 25 anos neste 2018, promovem o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e, no contexto deste, a 31ª Reunião Anual da ABEU. Com o tema central EDIÇÃO ACADÊMICA EM PERSPECTIVA DE DIÁLOGOS, o intuito é o de favorecer encontros, reflexões e, principalmente, diálogos entre casas editoriais de instituições de ensino superior/institutos de pesquisa.

Para possibilitar uma maior gama de abordagens e enfoques, estão previstos, dentre os vários assuntos a tratar, desde o conhecimento e a ciência que se produzem no ambiente acadêmico até a avaliação de seus impactos e usos. Para tal, não poderiam faltar ao debate elementos tais como: o livro acadêmico e seus conteúdos, seus leitores e mercados; os distintos tipos de publicação científica, suas possibilidades, limites e incentivos; os alcances dessas publicações e os desafios de difundir local e globalmente o conhecimento que congregam; cenários políticos e políticas para que melhores cenários sejam uma realidade.

Simultaneamente aos eventos, ocorrerá, como de praxe, o ABEU Técnico, iniciativa de caráter formativo, pensado para o corpo de trabalhadores das editoras universitárias, com vistas à atualização profissional e incremento qualitativo do fazer editorial acadêmico.

Realizadas desde 1987, as Reuniões Anuais da ABEU são os principais eventos de aproximação estratégica de editoras universitárias, institutos de pesquisa brasileiros e outros participantes, por subsidiarem as atividades editoriais com a atualização de conhecimento técnico-científico e o intercâmbio de experiências práticas.

As reuniões trazem ao debate temas fundamentais, que permitem a compreensão do contexto editorial acadêmico de forma crítica e a prospecção de novas frentes e oportunidades.