Convidados

Diálogos de abertura – Qual conhecimento, qual ciência, quais fronteiras?

Dia 22 de maio de 2018, às 15h, no auditório do Museu da Vida (campus sede da Fiocruz, Manguinhos)


Conceição Evaristo

Conceição Evaristo

Escritora e educadora, um dos principais nomes da literatura brasileira e afro-brasileira contemporânea. Nasceu distante dos livros, mas cercada de palavras, com a cultura da oralidade praticada em casa. Familiarizada com aquilo que escreve, constrói – através de sua “escrevivência” – romances, contos e poemas que trazem profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero. Publicou seu primeiro poema em 1990. Conquistou projeção internacional, com livros traduzidos em outros idiomas. Vem acumulando prêmios, como o Jabuti na categoria Contos, em 2016. Graduada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Eliana Yunes

Eliana Yunes

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi diretora da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil entre 2006 e 2013, quando passou ao Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer), onde hoje coordena o setor de pesquisas e publicações e preside o Conselho de Desenvolvimento. Atua principalmente na formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou o Programa Nacional de Leitura (Proler) da Biblioteca Nacional e é assessora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco). Tem graduação em filosofia e letras; mestrado em letras e doutorado em literatura pela PUC-Rio; doutorado também em linguística pela Universidade de Málaga, na Espanha; e pós-doutorado em leitura pela Universidade de Colônia, na Alemanha.

Roda de conversa – Quais livros, quais conteúdos?

Dia 23 de maio de 2018, das 9h30 às 12h, no Palácio Itaboraí (Fiocruz Petrópolis)


Carlos Alberto Gianotti

Carlos Alberto Gianotti

Com larga experiência na área editorial de livros, é editor executivo da Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora Unisinos) desde 1993 e já compôs a diretoria da ABEU em pelo menos quatro momentos distintos, tendo sido vice-presidente da Associação na gestão 2013-2015. Professor de física, é autor de livros como Um rio circunferencial e Falar o que seja é inútil (ou Sobre desconsiderações).

Luis David Castiel

Luis David Castiel

Graduado em medicina e doutor em saúde pública, é pesquisador e professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), atuando em temas como filosofia aplicada às ciências da saúde e estudos sociais da ciência e tecnologia em saúde pública. Autor de À Procura de um Mundo Melhor: apontamentos sobre o cinismo em saúde e Precariedades do Excesso: informação e comunicação em saúde coletiva, entre outros.

Marcos da Veiga Pereira

Marcos da Veiga Pereira

Presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), iniciou sua carreira em 1981, aos 17 anos, na Salamandra, editora fundada pelo pai. Quando esta foi vendida para a Editora Moderna, assumiu a direção de marketing do grupo de 1999 a 2001, passando a se dedicar exclusivamente à Sextante, editora criada com o pai e o irmão. Foi vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) de 2003 a 2006 e presidiu o Instituto Pró-Livro (IPL) até maio de 2017.

 

Roda de conversa – Quais veículos, quais incentivos?

Dia 23 de maio de 2018, das 13h30 às 16h, no Palácio Itaboraí (Fiocruz Petrópolis)


Alex Niche Teixeira

Alex Niche Teixeira

Doutor em sociologia, é vice-presidente da ABEU e diretor da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também é professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, além de coordenar o Mestrado Profissional em Segurança Cidadã. Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (CNPq), tem experiência em métodos de pesquisa em ciências sociais, bem como em publicação acadêmica e científica.

Marilia Sá Carvalho

Marilia Sá Carvalho

Pesquisadora e professora da Fiocruz, é editora associada da revista PLoS Neglected Tropical Diseases e editora chefe do periódico Cadernos de Saúde Pública, além de autora de livros. Graduada em medicina, mestre em saúde pública e doutora em engenharia biomédica, suas principais áreas de interesse são a epidemiologia ambiental e os estudos longitudinais. Tem procurado incorporar aos projetos dos quais participa uma abordagem baseada no pensamento sistêmico.

Paulo Beirão

Paulo Beirão

Graduado em medicina, mestre e doutor em biofísica, é diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) desde junho de 2015. Professor aposentado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenou a criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade. No CNPq, foi diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (2011-2013) e de Cooperação Institucional (2014-2015).

 

Roda de conversa – Quais prateleiras, quais alcances?

Dia 24 de maio de 2018, das 9h30 às 12h, no Palácio Itaboraí (Fiocruz Petrópolis)


Renato Farias

Renato Farias

Integra a equipe do Canal Saúde da Fiocruz, onde apresenta os programas semanais Sala de Convidados, UniDiversidade e Ciência & Letras, este sobre literatura científica e literatura em geral, em parceria com a Editora Fiocruz. Tem graduação em odontologia e pós-graduações em saúde pública e preparação corporal. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo.

Rita Argollo

Rita Argollo

Graduada em jornalismo, mestre e doutora em educação, é diretora da Região Nordeste da ABEU e está à frente da Editus, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde desenvolve projetos como a Feira Universitária do Livro, Um lugar para ler e No caminho tem um livro, este finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2017, na categoria Cadeia Produtiva.

Roberta Moraes de Bem

Roberta Moraes de Bem

Graduada em biblioteconomia, mestre e doutora em engenharia e gestão do conhecimento, é diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Roda de conversa – Quais políticas, quais interlocuções?

Dia 25 de maio de 2018, das 9h30 às 12h, no Palácio Itaboraí


Paula Xavier

Paula Xavier

Coordenadora de Informação e Comunicação da Fiocruz e também do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz, instrumento de monitoramento e avaliação dos impactos da pesquisa institucional. Doutora em ciência da informação, é professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (Icict/Fiocruz) e desenvolve pesquisas no campo da gestão da informação e do conhecimento.

Ricardo Borges

Ricardo Borges

Jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação nas Organizações e assessor de comunicação da senadora Fátima Bezerra (PT-RN). No Congresso Nacional, tem acompanhado as principais matérias de incentivo, promoção da leitura e fortalecimento do setor, como o Projeto de Lei do Senado nº 212/216, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Rogério Lannes Rocha

Rogério Lannes Rocha

Editor-chefe e coordenador do Programa RADIS de Comunicação e Saúde (Ensp/Fiocruz). Jornalista e mestre em Comunicação e Cultura, foi repórter na imprensa diária e docente de pós-graduação. Mídia, participação, visibilidades, silenciamentos, política, saúde e processos educativos estão entre seus principais temas de atuação.

 

Diálogos de encerramento – Quais avaliações, quais caminhos, quais perspectivas?

Dia 25 de maio de 2018, das 12h às 13h, no Palácio Itaboraí


Manoel Barral Netto

Manoel Barral Netto

Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. Doutor em patologia humana, foi diretor da Fiocruz Bahia e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, é membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCTI) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Rita Barradas Barata

Rita Barradas Barata

Diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2016-2018). Doutora em medicina preventiva e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi coordenadora da área de Saúde Coletiva da Capes e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

 

Mediadores


Arlindo Fábio G. de Sousa

Arlindo Fábio G. de Sousa

Superintendente do Canal Saúde e professor emérito da Fiocruz

Claudia Lima

Claudia Lima

Jornalista da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz

Fernanda Marques

Fernanda Marques

Assessora de comunicação da Editora Fiocruz

 
Wagner de Oliveira

Wagner de Oliveira

Editor executivo do selo Fiocruz Vídeo (VideoSaúde, Icict/Fiocruz)