2020 - Seminário & Reunião

Dados Gerais


O tema do Seminário surge de uma inquietação de nossa Editora enquanto casa editorial localizada na Amazônia brasileira, onde a distância acaba por ser um fator de consideração ímpar em qualquer atividade realizada por nós, seja o processo de editoração ou a realização de eventos como este. Mais do que a distância geográfica, nos referimos às distâncias que surgem entre figuras-chave das interações presentes em todo o processo de produção editorial universitária, da avaliação de originais até a distribuição dos livros. Nosso objetivo é fomentar discussões que gerem a aproximação e unidade estratégica necessária para enfrentar os desafios dos atuais tempos de crise.


Local de realização do evento
Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Av. Constantino Nery, 5001 - Flores, Manaus - AM, 69058-795

Capacidade do auditório
500 lugares

Período
17 a 21 de maio de 2020

Valor da inscrição
R$ 450,00 para associados ABEU
R$ 550,00 para não associados

Programação 17,18 e 19/05


17/05 (domingo)

 

Manhã/TardeChegada dos participantes*
16h-17hAtividade cultural - Teatro Amazonas
17h30-19h30Coquetel de boas vindas


18/05 (segunda-feira)

 

8h30-9hCredenciamento 
9h-9h30Abertura 
 Reitor da UEA - Cleinaldo Costa, Presidente da ABEU - Rita Argolo, Diretora da Editora UEA - Maristela Silva, Presidente da Andifes – João Carlos Salles
9h30-11h Conferência de abertura
 Escritor Milton Hatoum
11h-13hPausa para o almoço **
13h-15hApresentação oral dos trabalhos do 3º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica
 Mediador: Alex Niche (Editora UFRGS)
 Apresentação oral de 4 trabalhos
15h-15h30Pausa para o café ***
15h30-18h30Roda de conversa 1 - PESQUISA E LIVRO ACADÊMICO: DE ONDE PARTIR E AONDE CHEGAR?
 Mediador: Sérgio Freire (EDUA/UFAM)
 Linguagem científica e linguagem do livro – Carlos Gianotti (Editora Unisinos)
 Comunicação científica por meio do livro acadêmico –João Carlos Salles (Andifes)
 Escrita a partir da pesquisa – Aguardando confirmação

18h30-20h

 

Atividade cultural (Centro de Convenções)


19/05 (terça-feira)

 

8h30-11h30Roda de conversa 2 - LIVRO ACADÊMICO E PÚBLICO: COMO REDUZIR ADISTÂNCIA ENTRE AUTORES E LEITORES?
 Mediador: Allison Leão (UEA)
 Livro acadêmico e o público não acadêmico – Florência Ferrari (Ubu)
 Espaços de diálogo entre editora, autor e público – Fernanda Diamant (Revista Quatro Cinco Um e FLIP)
 Livro acadêmico e outras mídias – Rita Argolo (Editus/UESC)
11h30-13h30Pausa para o almoço **
13h30-16h30Roda de conversa 3 - ACESSO ABERTO E COMERCIALIZAÇÃO: DISTÂNCIA IRREDUTÍVEL OU APROXIMAÇÃO
 Mediador: Lou-Ann Kleppa (EDUFRO/UFRO)
 Comercialização de livros na era da Ciência Aberta – Eloy Rodrigues (Uni.do Minho)
 Outras opções de captação de recursos além da venda de livros impressos – Abel Packer (SciELO)
 Ciência Aberta e modelos de publicação de livros– Paula Xavier (Fiocruz)
16h30-17hPausa para o café ***
17h-19h30Atividade cultural - Sarau (Participação de editores da ABEU - Centro de Convenções)

Programação 20 e 21/05


20/05 (quarta-feira)

 

8h30-11h3033ª Reunião Anual da ABEU (Atividade exclusiva para associados ABEU)
 Reunião das regionais e Assembleia Geral Ordinária
11h30-13h30Pausa para o almoço
13h30-16h30Roda de conversa 4 - MEIO AMBIENTE E EDIÇÃO UNIVERSITÁRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
 Mediador: Jair Furtunato Maia (UEA)
 David Kopenawa (Liderança Indígena)
 Aguardando confirmação dos outros convidados para definição de subtemas
16h30-17h30Revisão final das Rodas de Conversa
17h30-20h30Coquetel e Atividade cultural (Centro de Convenções)

 

21/05 (quinta-feira)

 

8h-17h30Confraternização e Encerramento - As atividades acontecerão em um barco e incluem traslado, almoço, visita a uma tribo indígena, visita ao Encontro das Águas e encerramento oficial do evento pela Presidente da ABEU .


Observações


* Sobre chegada de voos: As melhores opções de voos vindo dos outros Estados brasileiros chegam a Manaus entre 10h30 e 14h.

** Sobre almoço: Teremos uma lista de restaurantes próximos ao Centro de Convenções disponível aos participantes.

*** Sobre café: Para não interromper as rodas de conversa dos dias 19 e 20, teremos café disponível para os participantes que necessitem de cafeína durante as sessões.

A programação pode sofrer alterações até o início do evento.

Download da programação em PDF


Material complementar