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TRABALHOS

Categoria
Produção Editorial

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A construção de um catálogo histórico-crítico: notas sobre uma experiência em curso na Editora UFPR

Autor: Rafael Faraco Benthien

Editora UFPR

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Mapear, historicamente, em termos quantitativos e qualitativos, a produção e a difusão de livros de uma Editora universitária brasileira, a Editora da UFPR, isolando variáveis que possam fornecer subsídios para pesquisas posteriores sobre o campo editorial nacional.

A formação de profissionais da edição acadêmica e universitária: o encontro entre teoria e prática nas editoras-laboratório

Autores: Elaine Amélia Martins; José de Souza Muniz Jr.

CEFET-MG

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O objetivo geral deste trabalho é abordar os processos de produção editorial empreendidos pelas editoras-laboratório do Brasil e sua relevância para a formação de novos profissionais da edição acadêmica e universitária. O objetivo específico será, a partir das experiências e experimentações da Led (Editora-Laboratório do Curso de Letras do CEFET-MG), mostrar como se dão nesses espaços as atividades teórico-práticas relacionadas à produção do livro acadêmico e universitário (desde a prospecção de originais, passando pelas fase de edição, tratamento do texto, diagramação, produção, acabamento e distribuição) e a inserção do aluno (editor, preparador, revisor, diagramador, divulgador científico) no mercado de trabalho. A partir disso, espera-se discutir formas pelas quais as editoras acadêmicas podem criar espaços de formação continuada, contribuindo para fomentar uma cultura de criação e experimentação em suas práticas editoriais.

A produção editorial do Arquivo Nacional: avanços e desafios atuais

Autores: Alzira Reis, Flora Matela Lobosco, José Claudio Mattar, Maria Cristina Martins, Mariana Simões, Marina Barros

Arquivo Nacional

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Apresentar a trajetória da área de editoração e da produção editorial do Arquivo Nacional, além de focar nos marcos recentes e nas soluções encontradas para enfrentar os desafios do momento. Algumas dessas soluções ainda estão em fase de implementação, mas acreditamos ser importante o compartilhamento e a escuta a respeito dessa experiência desde já para que possamos aprimorá-la durante o seu processo e inspirar outras instituições.

Identificamos dois grandes pontos de desafios no momento: a necessidade de diversificação e ampliação dos públicos alcançados, com incorporação de novos formatos de publicação, e os obstáculos enfrentados na etapa de distribuição das publicações. Isso num contexto em que o setor de editoração de uma instituição arquivística se mostra muito mais suscetível às mudanças políticas do que editoras privadas ou universitárias, apresentando dificuldades específicas de elaboração de uma política editorial consistente e permanente.

Editoras e Editoração Acadêmica no Brasil: um estudo exploratório a partir das universidades comunitárias

Autores: Luciano Aronne de Abreu; Felipe Gomberg; Tatiana Helich; Aline da Rosa Urbano

Edipucrs e Editora PUC-Rio

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O presente estudo se trata de um recorte vinculado ao projeto de pesquisa “Editoras e Editoração Acadêmica no Brasil”, desenvolvido em parceria entre as PUCs do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, que se propõe a identificar e analisar o perfil das Editoras Universitárias filiadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e à Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), bem como o perfil de suas publicações de livros e periódicos, seus processos editoriais e políticas de comercialização. Além disso, pretende-se também identificar e analisar o conceito de Política Editorial e sua efetiva aplicação como critério de avaliação e seleção das obras publicadas por essas mesmas Editoras Universitárias; bem como o perfil das obras e periódicos por elas publicados.

Análise de autoria e outros aspectos nas publicações da Edufba (2020 a 2023)

Autoras: Susane Barros; Flávia Rosa; Bianca Rodrigues; Saada Cerqueira

EDUFBA

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Os catálogos das editoras universitárias são constituídos por títulos que resultam, principalmente, de atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior e tanto contribuem para a comunicação e a divulgação científica quanto para o processo de avaliação quadrienal realizado pelo Sistema de Avaliação da Capes. Apesar do reconhecimento do livro como importante veículo em muitas áreas do conhecimento, sua desvalorização no referido sistema contribui sobremaneira para desestimular a cadeia de produção editorial no segmento CTP, entre outros fatores. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar o perfil dos autores da Edufba quanto ao vínculo institucional, região geográfica da afiliação, gênero e tipo de autoria (individual, coautoria dupla, tripla, mais de 3 autores) como forma de demonstrar a abrangência do catálogo da editora em termos de autoria e o papel que ela desempenha na comunidade científica.

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