
TRABALHOS
Categoria
Comunicação e Marketing

Inovação na promoção da leitura e na divulgação de livros digitais: a experiência dos Palê-títulos Edufes
Autor: Marcos de Alarcão
EDUFES
​
A ação busca tornar a Edufes mais conhecida pela comunidade universitária, fazer com que as pessoas conheçam os títulos digitais publicados pela editora e saibam da gratuidade deles. Além de presentear com um livro e informar sobre todo o catálogo digital da Edufes, o palê-título tem a função de ser um marcador de página, tornando-se um produto útil aos leitores.
A comunicação pública da ciência nas editoras universitárias brasileiras: mapeamento de ações
Autores: Fernando do Nascimento Gonçalves e Vanessa de Freitas Silva
Editora Fiocruz
​
Diante de um cenário de redução de recursos, negacionismo científico e desinformação, pesquisadores têm feito um apelo à comunidade científica, tentando conscientizar seus pares de que aumentar o diálogo com a sociedade é uma forma de fortalecer a democracia e uma questão de sobrevivência para a ciência brasileira. Nesse contexto, a comunicação pública da ciência (CPC), ou seja, o compartilhamento de informações científicas e tecnológicas com a população, vem ganhando relevância. O objetivo desse trabalho é mapear as ações de CPC desenvolvidas pelas editoras universitárias brasileiras, para além da publicação de livros, tais como aquelas realizadas por rádio, TV, meios de comunicação impressos e digitais (sites, blogs, redes sociais, podcasts etc.) e eventos, como feiras e lançamentos de livros, rodas de conversa, atividades culturais, entre outros. A ideia é entender como as editoras contribuem para a popularização do conhecimento e para a aproximação entre ciência e sociedade.
Uso de Podcast como ação de promoção de livros e autores da Edufba
Autoras: Samantha Freire; Susane Barros
EDUFBA
​
Este trabalho objetiva relatar a experiência do uso de podcast como ação de promoção de livros e autores da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). O Diálogos Edufba é uma ação de difusão do conhecimento por meio de entrevistas de autores publicados pela editora. As entrevistas começaram a ser publicadas como mídia escrita em 2009 como forma de dar visibilidade aos autores e suas obras. Com o surgimento de novas mídias que possibilitam uma interação com os leitores adaptamos as entrevistas para podcast. Segundo estimativa do relatório Global Podcast Listener Forecast 2021–2025, mais de 39 milhões de pessoas são ouvintes do formato no país. Conforme dados do Spotify, esse consumo em 2023 era de 7,5 horas semanais. Além de explorar as possibilidades de conteúdo com o formato, a publicação em plataformas (Poell; Nieborg; Van Dijck, 2020) como o Spotify possibilita a inserção das obras em um ambiente de maior circulação sem que o ouvinte busque ativamente conteúdos da Editora.
