Trabalhos selecionados - 2024
O 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU
É um espaço destinado especialmente àqueles que, vivenciando o cotidiano da publicação acadêmica, desenvolvem estratégias inovadoras e produzem saberes que merecem ser compartilhados com os colegas.
Conheça os trabalhos selecionados para apresentação presencial e apresentações gravadas.
Apresentações Presenciais
22 de maio - 9h às 10h
Inovação na promoção da leitura e na divulgação de livros digitais: a experiência dos Palê-títulos Edufes
Autor: Marcos de Alarcão
EDUFES
A ação busca tornar a Edufes mais conhecida pela comunidade universitária, fazer com que as pessoas conheçam os títulos digitais publicados pela editora e saibam da gratuidade deles. Além de presentear com um livro e informar sobre todo o catálogo digital da Edufes, o palê-título tem a função de ser um marcador de página, tornando-se um produto útil aos leitores.
A comunicação pública da ciência nas editoras universitárias brasileiras: mapeamento de ações
Autores: Fernando do Nascimento Gonçalves e Vanessa de Freitas Silva
Editora Fiocruz
Diante de um cenário de redução de recursos, negacionismo científico e desinformação, pesquisadores têm feito um apelo à comunidade científica, tentando conscientizar seus pares de que aumentar o diálogo com a sociedade é uma forma de fortalecer a democracia e uma questão de sobrevivência para a ciência brasileira. Nesse contexto, a comunicação pública da ciência (CPC), ou seja, o compartilhamento de informações científicas e tecnológicas com a população, vem ganhando relevância. O objetivo desse trabalho é mapear as ações de CPC desenvolvidas pelas editoras universitárias brasileiras, para além da publicação de livros, tais como aquelas realizadas por rádio, TV, meios de comunicação impressos e digitais (sites, blogs, redes sociais, podcasts etc.) e eventos, como feiras e lançamentos de livros, rodas de conversa, atividades culturais, entre outros. A ideia é entender como as editoras contribuem para a popularização do conhecimento e para a aproximação entre ciência e sociedade.
Uso de Podcast como ação de promoção de livros e autores da Edufba
Autoras: Samantha Freire; Susane Barros
EDUFBA
Este trabalho objetiva relatar a experiência do uso de podcast como ação de promoção de livros e autores da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). O Diálogos Edufba é uma ação de difusão do conhecimento por meio de entrevistas de autores publicados pela editora. As entrevistas começaram a ser publicadas como mídia escrita em 2009 como forma de dar visibilidade aos autores e suas obras. Com o surgimento de novas mídias que possibilitam uma interação com os leitores adaptamos as entrevistas para podcast. Segundo estimativa do relatório Global Podcast Listener Forecast 2021–2025, mais de 39 milhões de pessoas são ouvintes do formato no país. Conforme dados do Spotify, esse consumo em 2023 era de 7,5 horas semanais. Além de explorar as possibilidades de conteúdo com o formato, a publicação em plataformas (Poell; Nieborg; Van Dijck, 2020) como o Spotify possibilita a inserção das obras em um ambiente de maior circulação sem que o ouvinte busque ativamente conteúdos da Editora.
22 de maio - 14:00 às 16:30
UNIVALE Editora e o processo de reestruturação administrativa
Autores: Deborah Luísa Vieira dos Santos; Gabriel da Cruz Ventura; Isis Carolina Garcia Bispo; Nicole Kethy Rodrigues Coimbra; Rosilene Conceição Maciel.
UNIVALE Editora
A UNIVALE Editora iniciou suas atividades em agosto de 2002 com o objetivo de ser mais um instrumento estimulador à publicação do conhecimento gerado pelo corpo docente e discente da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Após um momento de hiato, a editora retoma suas atividades em 2021, com intuito de seguir sua trajetória editando obras que possuam valor técnico, científico, artístico e literário. Diante disso, os objetivos desta reestruturação são a adequação e organização do funcionamento da editora, estabelecimento de parâmetros de recebimento, análise e publicação de obras, a identificação do público-alvo, atualização de normas, a atualização do acervo, estabelecimento de documentos e outras atividades. Para isso, utilizou-se ferramentas de gestão da qualidade para a otimização e instituição de fluxos e procedimentos. Desta maneira, objetiva-se proporcionar, a comunidade acadêmica e externa, a oferta de serviços de editoração que garanta a qualidade técnica e de conteúdo.
Formulação e implementação do planejamento estratégico na Editora UFV: proposta de uma nova sistemática de gestão em editoras universitárias
Autores: Guilherme José Salgado Rodrigues; Brício dos Santos Reis; Luciano Cândido Abreu
Editora UFV
Objetivo geral: Analisar e descrever o processo de elaboração do planejamento estratégico da Editora UFV, sua formulação e sua contribuição para alcance de metas, e apresentar o modelo para o nicho editorial universitário em seus primeiros meses de implementação. Específicos: 1. Investigar o processo de formulação do planejamento estratégico da Editora UFV, analisando e descrevendo as etapas metodológicas e funções dos principais envolvidos no processo. 2. Avaliar o impacto parcial da implementação do planejamento estratégico na Editora UFV, no desempenho editorial e na melhoria do fluxo interno de trabalho. 3. Identificar desafios e oportunidades enfrentados pela Editora UFV na implantação do seu planejamento estratégico. 4. Apresentar uma sistemática de gestão que possa subsidiar possíveis mudanças de gestão de outras editoras universitárias.
A construção de um catálogo histórico-crítico: notas sobre uma experiência em curso na Editora UFPR
Autor: Rafael Faraco Benthien
Editora UFPR
Mapear, historicamente, em termos quantitativos e qualitativos, a produção e a difusão de livros de uma Editora universitária brasileira, a Editora da UFPR, isolando variáveis que possam fornecer subsídios para pesquisas posteriores sobre o campo editorial nacional.
A formação de profissionais da edição acadêmica e universitária: o encontro entre teoria e prática nas editoras-laboratório
Autores: Elaine Amélia Martins; José de Souza Muniz Jr.
CEFET-MG
O objetivo geral deste trabalho é abordar os processos de produção editorial empreendidos pelas editoras-laboratório do Brasil e sua relevância para a formação de novos profissionais da edição acadêmica e universitária. O objetivo específico será, a partir das experiências e experimentações da Led (Editora-Laboratório do Curso de Letras do CEFET-MG), mostrar como se dão nesses espaços as atividades teórico-práticas relacionadas à produção do livro acadêmico e universitário (desde a prospecção de originais, passando pelas fase de edição, tratamento do texto, diagramação, produção, acabamento e distribuição) e a inserção do aluno (editor, preparador, revisor, diagramador, divulgador científico) no mercado de trabalho. A partir disso, espera-se discutir formas pelas quais as editoras acadêmicas podem criar espaços de formação continuada, contribuindo para fomentar uma cultura de criação e experimentação em suas práticas editoriais.
A produção editorial do Arquivo Nacional: avanços e desafios atuais
Autores: Alzira Reis, Flora Matela Lobosco, José Claudio Mattar, Maria Cristina Martins, Mariana Simões, Marina Barros
Arquivo Nacional
Apresentar a trajetória da área de editoração e da produção editorial do Arquivo Nacional, além de focar nos marcos recentes e nas soluções encontradas para enfrentar os desafios do momento. Algumas dessas soluções ainda estão em fase de implementação, mas acreditamos ser importante o compartilhamento e a escuta a respeito dessa experiência desde já para que possamos aprimorá-la durante o seu processo e inspirar outras instituições.
Identificamos dois grandes pontos de desafios no momento: a necessidade de diversificação e ampliação dos públicos alcançados, com incorporação de novos formatos de publicação, e os obstáculos enfrentados na etapa de distribuição das publicações. Isso num contexto em que o setor de editoração de uma instituição arquivística se mostra muito mais suscetível às mudanças políticas do que editoras privadas ou universitárias, apresentando dificuldades específicas de elaboração de uma política editorial consistente e permanente.
Programa Ineditados: estudo de caso do uso do podcast como veículo editorial
Autora: Jéssica Dalcin da Silva
Editora UFSM
Os objetivos do presente trabalho são:
- relatar a experiência do uso de mídias audiófilas para a divulgação de produtos editoriais;
- ponderar sobre meios não-impressos, por meio da simbiose entre estes e a valorização do conteúdo, em vez da forma, do produto livro;
- buscar maior entendimento do ciclo do livro, desde sua concepção, até o engajamento do autor nas vendas;
- compreender por que determinados títulos possuem maior resposta de público do que outros da mesma área de interesse, ou atualidade/relevância do tema;
- atingir novos públicos e, por conseguinte, figurar como gerador e estimulador de novas experiências em contextos afins.
23 de maio - 09:00 às 10:00
Editoras e Editoração Acadêmica no Brasil: um estudo exploratório a partir das universidades comunitárias
Autores: Luciano Aronne de Abreu; Felipe Gomberg; Tatiana Helich; Aline da Rosa Urbano
Edipucrs e Editora PUC-Rio
O presente estudo se trata de um recorte vinculado ao projeto de pesquisa “Editoras e Editoração Acadêmica no Brasil”, desenvolvido em parceria entre as PUCs do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, que se propõe a identificar e analisar o perfil das Editoras Universitárias filiadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e à Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), bem como o perfil de suas publicações de livros e periódicos, seus processos editoriais e políticas de comercialização. Além disso, pretende-se também identificar e analisar o conceito de Política Editorial e sua efetiva aplicação como critério de avaliação e seleção das obras publicadas por essas mesmas Editoras Universitárias; bem como o perfil das obras e periódicos por elas publicados.
Os 15 anos da Editora UEMG e a 1ª Feira do livro de acesso aberto
Autores: Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto; Antônio Ursine Magalhães de Andrade; Sofia Rodrigues Santos Carvalho; Tainá França Verona; Thales Rodrigues dos Santos
Editora UEMG
Iniciativa promovida pela Editora UEMG no ano em que completou 15 anos de atuação (2023), a 1ª Feira do livro de acesso aberto, realizada em parceria com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), buscou a democratização e disseminação do conhecimento científico produzido no país, ao promover a visibilidade de publicações científicas das editoras universitárias e, assim, permitir a troca de saberes entre pesquisadores e a aproximação entre academia e sociedade em geral. Outro objetivo a se destacar foi o trabalho com o tema do acesso aberto, já que ações nesse sentido são reconhecidas por seu potencial benéfico para o progresso e a inovação científica. Além disso, são essenciais em instituições de ensino federais e estaduais, pois ajudam a permitir o acesso à pesquisa financiada com recursos públicos e a maximizar o valor desse investimento.
1ª Festa do Livro da UnB
Autores: Germana Henriques Pereira; Daniel Alexandre Coelho; Sofia Maria Rosa Franco; Cláudia Barbosa Dias; Jaqueline Cardoso Rodrigues; Emilly Dias de Matos; Maria Osmarina do Espírito Santo Oliveira; Jade Luísa Martins Barbalho.
Editora UnB
A Festa do Livro da UnB tem por objetivo inserir a Universidade de Brasília (UnB) no ciclo de feiras universitárias do Brasil, consolidando-se no calendário desse tipo de evento. O evento busca ainda atingir os seguintes objetivos:
• incentivar a leitura na comunidade acadêmica da UnB e região;
• promover o reconhecimento da produção científica e literária da UnB;
• dar destaque às publicações da Editora UnB no cenário editorial nacional;
• proporcionar maior visibilidade de editoras de perfil acadêmico na comunidade da UnB; e
• iniciar uma tradição anual na UnB para difundir a cultura acadêmica.
Apresentações Gravadas
Oficina de edição de obras digitais da Editora Universidade de Brasília
Autores: Germana Henriques Pereira, Cláudia Barbosa Dias, Thiago Affonso Silva de Almeida, Denise Pimenta de Oliveira, Marília Carolina de Moraes Florindo
Editora UnB
O projeto-piloto da Editora Universidade de Brasília visa criar uma Oficina de edição de obras digitais com objetivos claros: capacitar estudantes e pesquisadores em edição de livros, abrangendo desde a preparação de originais, revisão de texto, adequação às normas da ABNT e padrões editoriais, até a edição gráfica e criação de projetos visuais. Tem como meta também publicar essas obras em formato PDF e acesso aberto para ampliar a difusão do conhecimento produzido na UnB. Espera-se implementar efetivamente a Oficina, realizar sessões de formação específicas para bolsistas em revisão e design gráfico, produzir um relatório final destacando desafios e sucessos, e finalizar a produção editorial das obras planejadas.
Análise de autoria e outros aspectos nas publicações da Edufba (2020 a 2023)
Autoras: Susane Barros; Flávia Rosa; Bianca Rodrigues; Saada Cerqueira
EDUFBA
Os catálogos das editoras universitárias são constituídos por títulos que resultam, principalmente, de atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior e tanto contribuem para a comunicação e a divulgação científica quanto para o processo de avaliação quadrienal realizado pelo Sistema de Avaliação da Capes. Apesar do reconhecimento do livro como importante veículo em muitas áreas do conhecimento, sua desvalorização no referido sistema contribui sobremaneira para desestimular a cadeia de produção editorial no segmento CTP, entre outros fatores. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar o perfil dos autores da Edufba quanto ao vínculo institucional, região geográfica da afiliação, gênero e tipo de autoria (individual, coautoria dupla, tripla, mais de 3 autores) como forma de demonstrar a abrangência do catálogo da editora em termos de autoria e o papel que ela desempenha na comunidade científica.