Trabalhos selecionados

O 3º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU

É um espaço destinado especialmente àqueles que, vivenciando o cotidiano da publicação acadêmica, desenvolvem estratégias inovadoras e produzem saberes que merecem ser compartilhados com os colegas.
 

Conheça os trabalhos selecionados!

Categoria Administração

As vantagens da informatização do fluxo editorial no IFRN com o sistema unificado de administração pública (SUAP)

Autores: Rodrigo Luiz Silva Pessoa; Gabriela Dalila Bezerra Raulino

Editora IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Este trabalho tem como objetivo descrever o processo editorial que acontece na Editora IFRN – conceito aqui compreendido como fluxo que vai desde a submissão de originais pelos autores até a publicação do texto – centrado na utilização do módulo “Editora” no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), sistema utilizado amplamente pela instituição para todos os processos administrativos e acadêmicos de sua rotina. A utilização deste módulo oferece uma série de vantagens que otimizam o fluxo editorial da uma editora acadêmica, que envolve, antes dos procedimentos de editoração propriamente ditos (preparação, revisão, diagramação etc.), alguns procedimentos como gerenciamento de submissões, assinatura de termos e análise de mérito. Dessa forma, este sistema é uma ferramenta centralizadora que permite uma visão e gerenciamento de todo um fluxo editorial de forma unificada, o que permite direcionar o trabalho da Editora para os seus aspectos técnicos.

Categoria Comercial
(gestão comercial, pontos de venda, comercialização digital)

Comercialização de livros de uma editora universitária em tempos de pandemia: perspectivas e desafios

Autores: Cristovão Mascarenhas; Daniel Santos; Flávia Goulart Rosa

EDUFBA – Universidade Federal da Bahia

O trabalho objetiva apresentar as estratégias da EDUFBA em estabelecer e oferecer ao público leitor novas possibilidades/meios para a aquisição dos livros publicados pela Edufba; suprir as lacunas de vendas dos livros impressos ocasionadas pela paralização das atividades comerciais; possibilitar a permanência da circulação das produções da Edufba em todo o país mesmo diante do contexto pandêmico.

Categoria Comunicação e Marketing

Planejamento de marketing digital na Editora UFSM: um estudo de caso

Autores: Gustavo de Souza Carvalho; Daniel Arruda Coronel

Editora UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

O trabalho tem por objetivo apresentar as estratégias adotadas para sistematizar estratégias de marketing digital e de conteúdo para a Editora UFSM; realizar benchmarking com as editoras que produzem livros técnico-científicos, universitárias ou comerciais, que estão melhor posicionadas no ambiente digital; e desenvolver um plano de marketing estruturado e disposto a atender à demanda da Editora UFSM por marketing digital gratuito.

Análise do processo de decisão em publicação de livros: um estudo de caso sob a perspectiva dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Autores: Shani Carvalho Ceretta; Daniel Arruda Coronel

Editora UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

A FIPE demonstrou que o mercado editorial livreiro, de 2015 até 2018 apresentou uma retração significativa e o subsetor CTP foi o mais afetado, com queda de 55% em exemplares vendidos, faturamento de -32% e quantidade de títulos novos e reimpressões em -21%. Ainda, o Relatório de Gestão da ABEU revelou tiragens menores, decorrente possivelmente da queda nas vendas. Para editoras universitárias onde a produção científica é amplamente requerida, infere-se que a média poderia ser mais ambiciosa. Embora com cenário decrescente, deve-se estimular os serviços prestados por editoras, bem como a produção autoral, relevantes para o desenvolvimento da ciência. Logo, o objetivo deste estudo foi o de identificar e sistematizar como se desenvolve o processo de decisão na escolha de uma editora para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais adotada pelos docentes da UFSM visando melhorias para a Editora da mesma instituição, para que se torne mais atrativa para este público.

Categoria Eventos
(eventos culturais, projetos culturais, festivais, concursos)

Resiliência em tempos de pandemia: desafios do evento on-line nas editoras universitárias

Autora: Maria Cristina Perigo do Nascimento

Editora UFPR – Universidade Federal do Paraná

Em virtude das medidas de prevenção da pandemia de Covid-19, o 11º Feirão de Livros Editora UFPR, que possibilita à comunidade acadêmica e externa a aquisição de livros de editoras conceituadas com preços inferiores aos do mercado, ocorreu, este ano, no formato virtual. Buscando se reinventar, além da tradicional feira de livros com desconto de 40%, propusemos debates sobre a importância da Ciência em momentos críticos como o que vivemos hoje, quando uma pandemia se espalha rapidamente em escala global e vemos inúmeros cientistas em busca do desenvolvimento eficaz e seguro de vacina e tratamento em tempo recorde. Assim, é a partir de uma experiência concreta, realizada pela equipe da Editora UFPR, que propomos problematizar a produção de eventos on-line, apresentando os bastidores do 11º Feirão de Livros Editora UFPR – Ciência pra quê?, refletindo sobre as estratégias e os desafios dos eventos virtuais e, finalmente, expondo os resultados alcançados e as perspectivas futuras.

#BoraLer: projeto de incentivo à leitura na Universidade

Autores: Cristovão Mascarenhas; Edson Nascimento Sales; Flávia Goulart Rosa

EDUFBA – Universidade Federal da Bahia

No ambiente universitário, a expectativa que se tem é que os discentes tenham, na leitura, ampliação do repertório e de saberes, tendo na habilidade leitura um dos pilares de uma cultura letrada que amplia a sua percepção de mundo. Não importa o tipo de suporte utilizado no ato da leitura. De acordo com Freire (2003, p. 20-21), o ato de ler “[...] implica sempre percepção crítica, interpretação e ‘re-escrita’ do lido [...]” e mais “[...] a leitura da palavra não é apenas percebida pela leitura do mundo mas por uma certa forma de ‘escreve-lo’, que dizer, de transformá-lo através da nossa prática consciente.” A partir dessas reflexões, foi pensado o projeto de incentivo à leitura, pela Editora da UFBA (Edufba) com os seguintes objetivos: engajar os estudantes à prática da leitura; aproximar a editora dos discentes estimulando conhecer a produção da editora e os canais de disseminação dessa produção; apresentar os livros de forma lúdica através de ações que envolvam os discentes.

Encontro Nacional dos Editores (Enedif): experiência de trabalho em rede para a consolidação da produção editorial dos Institutos Federais

Autores: Olliver Robson Mariano Rosa; Paula Aparecida Martins Borges Bastos; Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao; Carlos Danilo Miranda Regis; Kelen Gleysse Maia Andrade Dantas; Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz

Editora IFG – Instituto Federal de Goiás

Este estudo apresenta os objetivos do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif), a saber:1) constituir um evento de referência para os profissionais das editoras da Rede; 2) promover a troca de experiências e conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos, artísticos e culturais; 3) propor políticas editoriais condizentes com o foco e o escopo da Rede; 4) incentivar a publicação visando à qualificação da produção do conhecimento em âmbito institucional; 5) discutir os processos de gestão editorial e analisar mecanismos de avaliação; 6) promover ações de comunicação científica democratizando o acesso ao conhecimento; 7) viabilizar ações de capacitação contínua aos servidores diretamente ligados à produção editorial; 8) realizar atividades de formação básica para a comunidade acadêmica sobre produção acadêmica e técnico-científica; 9) subsidiar as ações do grupo de trabalho assessor do Forpog nas questões relativas à editoração acadêmica e técnico-científica no âmbito da Rede.

Categoria Produção Editorial

Importância do design na publicação acadêmica: experiência da Editora UEMG

Autores: Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto; Sofia Rodrigues Santos Carvalho; Tainá França Verona; Thales Rodrigues dos Santos

Editora UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

O objetivo do trabalho é apresentar as estratégias de design desenvolvidas na Editora UEMG, nos últimos anos, tanto no fazer editorial quanto na divulgação das publicações. O design é considerado um elemento de mediação da leitura e de atração do público leitor de textos científicos, e permeia as diversas etapas da cadeia de produção do livro, desde o design gráfico das capas, diagramação do conteúdo e das peças de divulgação até o design das interfaces dos catálogos. Desta forma, o design é uma das áreas fundamentais na mediação entre autor e leitor, dando forma às mensagens concebidas pelos escritores, utilizando elementos gráficos (como tipografia, grids, cores, imagens etc.), considerando o público-alvo ao qual se destina e os tipos de dispositivos de leitura.