Trabalhos selecionados - 2022

O 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU

É um espaço destinado especialmente àqueles que, vivenciando o cotidiano da publicação acadêmica, desenvolvem estratégias inovadoras e produzem saberes que merecem ser compartilhados com os colegas.
 

Conheça os trabalhos selecionados para apresentação oral e poster digital!

Apresentações orais

10 de maio - 9h às 10h

 

Editoras Universitárias: acervo bibliográfico

Autora: Vanessa de Freitas Silva

Editora Fiocruz

Contato da autora: vanessa.freitas@fiocruz.br

A pesquisa bibliográfica constitui-se num dos primeiros passos de qualquer pesquisador que inicia um trabalho acadêmico. Devido à grande disponibilidade de dados bibliográficos, especialmente com as plataformas digitais e a digitalização de conteúdos antes disponíveis apenas em formato impresso, essa tarefa pode se tornar bastante árdua. O presente estudo teve como objetivo a realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar publicações sobre editoras universitárias brasileiras e a disponibilização deste acervo em uma única plataforma digital. O propósito é facilitar o trabalho de pesquisadores e profissionais da área interessados no tema. Assim, em vez de procurarem por obras em diferentes bases de dados, eles encontrarão as referências num mesmo espaço. O estudo faz parte de pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, que tem as editoras universitárias e sua relação com a divulgação científica como objeto de pesquisa.

Pesquisa de público: uma importante ferramenta para mapear o comportamento do leitor

Autores: Gabriella Nair Figueiredo Noronha Pinto, Sofia Carvalho, Tainá Verona, Thales Santos, Anna Izabella Miranda Pereira, Camila Marques, Déborah Dietrich

Editora UEMG

Contato dos autores: editora@uemg.br

A Editora UEMG atualmente trabalha com um catálogo digital e gratuito, com foco na divulgação on-line dos lançamentos. E, embora seja possível monitorar o acesso aos livros do catálogo e as métricas de interação nas redes sociais, deparamo-nos com a necessidade de compreender de modo mais aprofundado as preferências daqueles que consomem nosso conteúdo.
Assim, o objetivo da ação desenvolvida foi conhecer o público da Editora, para compreender quem consome nosso conteúdo e de que modo o faz. Com as informações obtidas, foi possível repensar como nossas produções são entregues e refletir acerca de formas mais eficientes de despertar o interesse do público leitor, além de ponderar métodos para ampliá-lo.

Veja a apresentação em PDF feita pelos autores:

10 de maio - 14h às 15h

Canal da Editora Fiocruz no YouTube: divulgação de conhecimento científico em saúde em tempos de pandemia

Autora: Marcella Maria Monteiro Vieira

Editora Fiocruz

Contato da autora: marcella.vieira@fiocruz.brmarcella.vieira@gmail.com 

O trabalho tem como objetivo apresentar algumas das etapas de desenvolvimento e resultados do canal oficial da Editora Fiocruz no YouTube (youtube.com/editorafiocruz), nos anos 2020-2021. A criação do canal se constituiu em uma das principais atividades de comunicação e divulgação da Editora ao longo do período de pandemia da Covid-19. A partir de março/2020, a impossibilidade de realização de eventos presenciais para a divulgação e comercialização de livros fez com que a equipe de Marketing & Eventos e Assessoria de Comunicação da Editora Fiocruz buscasse, a partir de ferramentas digitais que vinham sendo amplamente utilizadas diante do contexto de distanciamento social, outras formas de divulgação das obras que viriam a ser lançadas. As profissionais de comunicação passaram a solicitar gravações de vídeos para autores/autoras com breves apresentações dos conteúdos dos novos livros, possibilitando o diálogo com os públicos da Editora e atraindo possíveis novos leitores.

Veja a apresentação em PDF feita pela autora:

Tá na mão: uma experiência da Editus - Editora da UESC com a publicação de livros no Instagram

Autoras: Rita Virgínia Alves Santos Argollo; Marina Oliveira Lucas Tavares; Sabrina Nascimento

Editus - Editora da UESC

Contato dos autores: editus@uesc.br

O Tá na Mão foi criado no período de distanciamento social físico decorrente da pandemia de Covid-19, tendo como objetivo geral possibilitar o acesso a livros, de modo rápido e fácil, por meio de uma plataforma online, disponível no smartphone. Essa iniciativa teve como objetivos específicos proporcionar a experimentação de linguagem na produção editorial, oferecendo novos formatos para fruição do livro; adequar a editora ao contexto midiático contemporâneo; propor outros modos para que se possa fomentar ações em torno do livro e da leitura; colaborar para a formação de novos leitores; fornecer materiais para crianças que haviam sido obrigadas a ficar longe das escolas; facilitar o contato com livros para públicos que não têm intimidade com a leitura; reforçar o papel do livro e da leitura na formação dos indivíduos, oferecendo o produto de modo facilitado e lúdico; e valorizar as publicações e o papel das editoras universitárias no nosso país.

11 de maio - 9h às 10h

Produção de conteúdo de marketing pela Editora UFV: em busca de um modelo

Autor: Marcel Angelo

Editora UFV

Contato do autor: marcelhangelo@gmail.com

Demonstrar as fases introdutórias do desenvolvimento de um modelo que visa à implementação de processos para a criação de conteúdos de marketing – valiosos e relevantes – orientados aos públicos a que se destinam as obras produzidas pela Editora UFV. Este é o objetivo central do presente trabalho, no qual se pretende, adicionalmente, reunir contribuições provenientes do campo técnico-teórico do branded content, tendo em vista a proposição de princípios fundamentados que subsidiem as atividades. Desse modo, busca-se estabelecer procedimentos e critérios norteadores para as ações, levando-se em consideração as particularidades da Editora UFV e seus segmentos prioritários. Com isso, por fim, o que se almeja é consolidar um posicionamento mercadológico-institucional por meio de iniciativas de branding que reforcem o papel da Editora UFV no âmbito didático-científico

Veja a apresentação em PPT e o vídeo. disponibilizados pelo autor:

Além dos Muros do IFRN: a experiência de um núcleo de prática profissional como estratégia para comunicação e marketing

Autores: Gabriela Raulino; Vanessa Trigueiro; Maria Clara Bezerra; Patrícia Mesquita e Rodrigo Pessoa

Editora IFRN

O Projeto Além dos Muros do IFRN foi criado para desenvolver ferramentas e produtos, articulados sistemicamente, que viabilizem o aprimoramento da comunicação e o fortalecimento da imagem do IFRN, ampliando a reputação do Instituto frente aos públicos internos e externos e auxiliando na execução de sua missão institucional. 
O projeto se operacionaliza em um trabalho multidimensional, envolvendo Comunicação Social, Ensino, Pesquisa e Extensão. No presente trabalho, vamos socializar a face desse projeto que vem contribuindo mais diretamente com o fortalecimento das ações de comunicação e marketing da Editora IFRN e de todos os outros eixos vinculados a sua coordenação, uma vez que tem se apresentado como uma eficiente estratégia para minimizar a histórica carência de recursos humanos no setor.

12 de maio - 9h às 10h

Experiência de pré-venda em uma editora universitária

Autores: Tagiane Mai; Denise Garcia Bortolotto; Felipe Nunes Limas

Editora UFSM

Contato dos autores: tagiane.mai@ufsm.brdenise.bortolotto@ufsm.br ou editora@ufsm.br

Este trabalho objetiva apresentar a experiência de pré-venda de dois livros publicados pela Editora UFSM, destacando as principais dificuldades verificadas no processo e também os benefícios oriundos dessa experiência. 
A Editora UFSM investe na divulgação da sua marca e dos seus títulos através de diversos tipos de ações, como feiras itinerantes e eventos em datas comemorativas, de âmbito regional e nacional, além de promoções com descontos na compra de livros, para pessoas físicas e jurídicas, e sorteios nas redes sociais. Também, apoia eventos institucionais e participa de alguns deles com seu estande, promovendo ainda cursos e palestras sobre oratória, produção editorial e redação científica. 
Nesse cenário, a pré-venda foi uma estratégia inédita, adotada em 2019, visando aprimorar o relacionamento da Editora UFSM com seus autores e leitores, bem como melhorar as vendas.

As transformações na editora e livraria da Unesc - Ediunesc

Autores: Dimas de Oliveira Estevam; Margareth Maria Kanarek

Ediunesc

Contato dos autores: teti.k@unesc.net / doe@unesc.br

A Editora e Livraria da UNESC (Ediunesc) tem como objetivo divulgar a produção intelectual e científica de professores e alunos, da comunidade em geral e de outras organizações. Tradicionalmente, as editoras universitárias brasileiras publicam obras acadêmicas e científicas em um único selo. Essa pouca flexibilidade em atender a vários públicos também ocorria na Ediunesc. Para dirimir essa rigidez, em 2016, ela implementou dois novos selos de publicação (Saber Acadêmico e Saber Comunitário) e mudou o processo de publicação para atender a obras que não se enquadravam em seu único Selo (Ediunesc). O artigo objetiva apresentar o novo processo de publicação da Ediunesc. O procedimento metodológico se baseia em fontes secundárias, como Brasil e UNESC. Os resultados demonstram que a Ediunesc tem atingido seus objetivos. Suas publicações aumentaram, alcançando distintos públicos; a publicação ficou mais ágil; o tempo de publicação diminuiu e a comunidade tem publicado os livros pela Ediunesc.

Dez anos da Coleção e-livro da Edufba: um relato de experiência

Autores: Flávia Rosa; Cristovão Mascarenhas; Edson Nascimento Sales; Josias Almeida Júnior; Susane Santos Barros; Silvia La Regina

EDUFBA

Contato dos autores: coordeditorialedufba@gmail.com

O objetivo do trabalho foi observar como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da sua Editora, tem se posicionado e se inserido no contexto da publicação de livros digitais; verificar a disseminação, em formato eletrônico da produção científica da UFBA, através da Editora Universitária da UFBA (Edufba); relatar o processo de criação da Coleção e-livro; e expandir os formatos e meios de publicação dos originais recebidos pela Edufba.

Veja a apresentação em PDF disponibilizada pelos autores:

Apresentação por poster digital

 

Estratégias comerciais adotadas por uma Livraria Universitária em tempos de Pandemia

Autora: Josimar Aparecida da Silva

Editora UFV

Contato da autora: adm.josi@facev.org.br

O objetivo deste trabalho é apresentaras estratégias que sustentaram a receita anual de venda de livros no período da crise sanitária e econômica instalada pela pandemia de Covid19, anos de 2020 e 2021, mantendo constante os repasses de recursos para a Editora UFV de forma que a mesma continuasse produzindo livros, e ao mesmo tempo ter caixa para manutenção da equipe e estrutura da Livraria UFV.
Objetivos Específicos
1. Manter em, no mínimo,90% a expectativa média de vendas dos últimos 3 anos;
2. Apoiar financeiramente a Editora para que a mesma conseguisse imprimir e reimprimir pelo menos 60% da produção média de suas obras, e
3. Comercializar ebooks produzidos pela Editora e distribuir gratuitamente outros ebooks disponibilizados pela Universidade Federal de Viçosa.

Planejamento estratégico como ferramenta para implantação da orientação estratégica para a marca na Edufes

Autor: Willi Piske Junior

EDUFES

Contato do autor: willi.piske@ufes.br

Cada vez mais, gestores têm adotado a gestão de marca como principal referência a orientar o processo de gestão estratégica, tanto em instituições privadas quanto públicas. A organização orientada para a marca busca a satisfação das necessidades de seus stakeholders adotando cursos de ação e alocando recursos de modo a fortalecer a identidade de sua marca. Isso as permite, além de comunicar seus valores de forma mais eficiente às pessoas, gerenciar suas reputações e os relacionamentos que estabelece com os públicos interno e externo e potencializar atributos como confiança, credibilidade, awareness, lealdade, legitimidade e apoio entre seus stakeholders e, em última instância, aprimorar sua performance geral. Tendo em vista os benefícios da adoção da orientação estratégica para a marca nas organizações, este trabalho teve como objetivo geral planejar a implantação da gestão estratégica baseada na orientação para a marca na Edufes, a Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. 

33ª Reunião Anual da ABEU e 3º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica: um relato da organização dos eventos em formato virtual

Autores: Maristela Barbosa Silveira e Silva; Sindia Lena Rocha de Siqueira; Samara Santos Nina; Wesley Vitor Sá Pereira

Editora UEA

Contato dos autores: slrs.mla17@uea.edu.br

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de organização da 33ª Reunião Anual da ABEU e do 3º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica no inédito formato virtual. Originalmente planejados para maio de 2020, o encontro precisou ser adiado e, dado o período pandêmico, transferido para o formato virtual no ano de 2021. A Editora UEA recebeu a inusitada missão de transformar um evento, inicialmente organizado para ser presencial, em outro online, que pudesse cumprir os objetivos das reuniões anteriores: integrar as editoras universitárias de todo o país viabilizando trocas de conhecimento e diálogos que beneficiam diretamente a edição universitária e acadêmica brasileira. Nesse cenário, o tema “Edição Universitária: encurtando distâncias para ampliar o conhecimento” ganhou um novo sentido, além de figurar como norte das discussões concentradas nas rodas de conversa, trabalhos apresentados e cursos oferecidos.