top of page

Cursos do ABEU Técnico

Gestão de redes sociais
para editoras e autores

10 e 11 de maio de 2022

Instrutor(a):
Bruno Zolotar

O avanço do e-commerce e a importância
de metadados otimizados e padronizados

10 e 11 de maio de 2022

Instrutores:
Cristiane Martins
Edemar Viotto e
Ricardo Costa

  DETALHAMENTO DOS CURSOS 

Gestão

Gestão de redes sociais para editoras e autores

bruno.png

Bruno Zolotar

Profissional de marketing com mais de 30 anos de experiência na área, sendo 15 anos no mercado editorial. Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense com especialização em marketing, mercado editorial e gestão de empresas, atuou quatro anos em agências de propaganda como redator e 11 anos na indústria de bebidas destiladas e vinhos como gerente nas áreas de marketing, vendas e trade marketing. Como consultor, prestou serviços para as empresas Spoletto, Nissan e Nestlé Sorvetes, e foi o responsável pelo lançamento e pela arquitetura de marca dos sucos Do Bem. 
Atual diretor de vendas e marketing da Editora Rocco, foi diretor de marketing do Grupo Editorial Record por 12 anos e gerente de marketing da Saraiva Educação. Na Universidade do Livro ministra os cursos “Marketing 360 graus para o mercado editorial” e “Como criar e manter uma audiência: gestão de redes sociais para editores e autores.”

O marketing digital vem ganhando força dentro do marketing, processo que se acelerou com a pandemia, quando o comércio eletrônico cresceu muito e boa parte do investimento das empresas foi gerado para fortalecer as vendas nesses canais. 

No tabuleiro do marketing digital, as redes sociais são de fundamental importância, principalmente para negócios como editoras. As redes deram às editoras e aos autores a possibilidade de, a custo relativamente baixo, criar uma audiência e montar uma efetiva e poderosa plataforma de divulgação para os livros. 

Este curso foi criado para possibilitar a reflexão de editoras e autores. Como atuar nas redes? Com que linha editorial? Quais as melhores práticas de editoras e empresas que atuam bem nessas redes? O curso traz ainda uma análise sobre as redes de editoras  de diferentes tipos e o que se pode aprender com elas para se destacar na paisagem.

PROGRAMA

 

•    Números do mercado brasileiro de livros
•    O que é marketing digital
•    O conceito de geração de audiência em redes sociais
•    As principais redes sociais e suas características
•    O que são métricas
•    Conceito de orgânico e pago
•    Linha editorial das redes sociais
•    Planejamento da programação das redes
•    Análise de redes sociais de editoras e empresas de comunicação

PROFESSOR

Metadados

O avanço do e-commerce e a importância de metadados otimizados e padronizados

Não é mais possível desconsiderar a importância dos metadados. Para entender melhor todas as questões que os envolve, este workshop foi cuidadosamente preparado, tendo em vista as peculiaridades das editoras universitárias.

PROGRAMA

  • Metadados

       Conceito, Definição

       Finalidade dos metadados

 

  • Pesquisas do mercado, números

 

  • Discoverability ("Encontrabilidade")

 

  • Tipos de metadados

 

  • Melhores práticas

       SEO

       Resultados

       Referências / Títulos relacionados

       Público-alvo e faixa etária

       Título original

       Biografias e outros textos

       Capas e demais mídias

 

  • Como usar palavras-chave

 

  • Padrões Internacionais

       ISBN

       Onix

 

  • Classificação - o livro na prateleira certa

       Conhecendo o Thema

       Uso pelas livrarias

PROFESSORES

Ricardo Costa

 

CEO da MVB Brasil. Antes disso atuou como Representante da Feira do Livro de Frankfurt para a América do Sul. Iniciou seus atuais 20 anos de mercado editorial como diretor editorial e de marketing, prestou consultoria em planejamento de negócios para editoras e foi sócio-diretor do PublishNews por mais de seis anos. Formado em Análise de Sistemas e com especialização em Publishing, entrou para o mundo do entretenimento e cultura como gerente de produto na HBO Brasil.

Ricardo.png
Cristiane1.png

Cristiane Martins

 

Bibliotecária e especialista em metadados, Cristiane Martins tem mais de 10 anos de experiência no mercado editorial. Desenvolveu importantes projetos na área, colaborando para a implementação e o desenvolvimento da boa gestão dos metadados do mercado do livro no Brasil. Atualmente é Gerente de Produto da MVB Brasil. Cristiane é também apaixonada por cervejas, rock e confeitaria.

Edemar1.png

Edemar Viotto

 

Edemar é engenheiro, administrador de empresas e atua como Gerente de Negócios da Metabooks. Seu background inclui experiência nas áreas gráfica, editorial e de tecnologia de informação. É entusiasta da gestão de metadados como ferramenta para fazer o livro certo chegar ao leitor certo.

bottom of page